Dicas da Ilha Esmeralda dadas por um grupo de mulheres queridas

5 curiosidades sobre o dia a dia dos Irlandeses

5 curiosidades sobre o dia a dia dos Irlandeses

O Gaélico:

Assim que eu desembarquei na Irlanda, a primeira coisa que me chamou a atenção foi o gaélico em todas as placas. Apesar de não ser muito falado nas ruas, o idioma é encontrado em todos os transportes. Sim, todos eles. O interessante é que ele sempre aparece primeiro e depois vem o inglês britânico, e isto é porque os irlandeses não gostam de ser comparados aos seus colonizadores ingleses.

No Pub:

Como eu aprendi o inglês dos Estados Unidos antes de vir pra cá, a primeira vez que eu fui a um pub e vi que todos os pratos vinham com “crisps”, achei que veria batatas no estilo “Ruffles” (é assim nos EUA), mas me surpreendi quando vieram batatas fritas normais. Além disso, a pint de cerveja na ilha consegue ser maior que a pint nos EUA (568 ml x 473 ml), e isso é devido à diferença de sistema métrico adotado por esses países.

Cup of tea, please:

Com o tempo notei que todo mundo toma chá com leite não só pela manha, mas a toda hora. Não é qualquer chá, e sim um chá preto com especiarias que vêm da Índia. Como o vento é muito gelado aqui, é muito confortante tomar esse chá a qualquer hora do dia, mesmo no verão.

Ah o verão…

Eu nunca vi um país com tantos festivais de verão igual a Irlanda, especialmente se você mora em Dublin. Há sempre alguma coisa acontecendo e geralmente o Facebook faz divulgação dos eventos maiores, mas eu também recomendo dar uma olhada no Eventbrite, pois muitas vezes há eventos com entrada grátis, e no Ticketmaster, que anuncia os maiores shows e eventos esportivos (como os jogos do GAA).

Esportes:

GAA (Gaelic Athletic Association) é a associação que julga e organiza os jogos da Irlanda (Gaelic Football e Hurling), e que pasme,  é extremamente popular por aqui, pricipalmente entre os mais novos. Você pode conferir mais informações (em inglês) sobre esses esportes clicando aqui.

Ainda falando de esportes, os irlandeses também são fanáticos por Rugby, portanto acho super válido ir a um pub para assitir aos jogos. Uma dica: cuidado com o time que você vai escolher para torcer, porque o que seria do esporte se não fosse a rivalidade, não é mesmo? É uma rivalidade super pacífica, mas acho importante mostrar abaixo:

A Irlanda é separada em 4 províncias: Munster, Leinster, Connacht e Ulster.

Essas são as cores que representam cada província:

Muito importante que você saiba escolher a cor da sua roupa para coordenar com as cores do seu time! 😉

Até a próxima!

————

Texto e Foto em destaque: Michelle Cathain

Mapas retirados do Google.



2 thoughts on “5 curiosidades sobre o dia a dia dos Irlandeses”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *