Dicas da Ilha Esmeralda dadas por um grupo de mulheres queridas

Como conseguir um visto para morar na Irlanda?

Como conseguir um visto para morar na Irlanda?

Um sonho de muitos brasileiros é mudar de país, seja para estudar, para trabalhar ou apenas para ter um ano sabático. Atualmente, a Irlanda vem atraindo muitos desses brasileiros por diversas razões: país europeu, língua inglesa, bons salários, facilidade de viajar pela Europa e, o mais importante, facilidade para conseguir visto. E como conseguir um visto, ou melhor dizendo, um stamp para morar na Ilha Esmeralda? É simples! Funciona assim: se você não é um cidadão europeu ou suíço e pretende ficar por mais de 90 dias na Irlanda, você tem que aplicar para um visto que se enquadre no chamado “Long Stay Visa”, que pode ser um visto de trabalho, de estudante, de dependente, de cônjuge de cidadão europeu etc. A aplicação deve ser feita pessoalmente no escritório de registro de imigração (INIS). Você deve apresentar todos os documentos de acordo com o visto que você está aplicando e o oficial da imigração analisará tudo. Se sua solicitação for aceita, o oficial vai tirar uma foto sua, colher suas impressões digitais, seu passaporte será carimbado, indicando que você tem autorização para permanecer no país, e você receberá um Certificado de Registro (também chamado de “Cartão GNIB”), com seu nome, foto, número do stamp e o período que você está autorizado a permanecer no país impressos. Esse cartão deve sempre ser mantido com você, como se fosse seu RG.

O tipo de visto que você recebe indica as condições de sua permanência no país, incluindo:

  • atividades que você pode (e não pode) fazer durante a sua estadia;
  • período de tempo que você tem permissão para ficar.

Fique atento: você deve estar familiarizado com o número do seu visto e as condições que se aplicam a ele. Se você desobedecer a essas condições, você pode ter que deixar o país.

Agora a questão é: para qual tipo de visto aplicar? Cada um tem sua finalidade e peculiaridades e abaixo fizemos um resumão dos principais stamps da Irlanda. Em breve, teremos vários posts explicando detalhadamente cada um deles e como obtê-los.

Stamp 1

O stamp 1 é emitido para quem recebeu permissão de trabalho, permissão de residência, permissão de trabalho para dependente de cônjuge, permissão para abrir um negócio.

 

Stamp 1A

Fonte: https://welcomeireland.ru

O stamp 1A é emitido para estudantes de contabilidade, para fins de treinamento em tempo integral.

 

Stamp 1G

O stamp 1G indica que você concluiu seus estudos na Irlanda e tem permissão para procurar emprego no âmbito do Programa de Pós-Graduação de Terceiro Nível. Com o visto 1G, você pode trabalhar por 40 horas semanais.

 

Stamp 2

O stamp 2 indica a permissão para estudar um curso que faça parte da Lista Interina de Programas Elegíveis oficiais (ILEP). Você pode aplicar para o stamp 2 se você está planejando vir para a Irlanda estudar por um período de mais de 3 meses. Esse visto permite você trabalhar em um emprego por um máximo de 20 horas por semana durante o período escolar e 40 horas por semana durante as férias.

 

Stamp 2A

O stamp 2A indica a permissão para estudar em tempo integral na Irlanda para um curso que não está na Lista Provisória Interina de Programas Elegíveis (ILEP). Por exemplo, um estudante estrangeiro que deseja cursar um semestre numa universidade irlandesa receberá esse visto. Estudantes com visto 2A não têm permissão para trabalhar.

 

Stamp 3

O stamp 3 indica a permissão para permanecer na Irlanda. Esse visto é emitido para voluntários, por exemplo, de uma instituição de caridade ou sem fins lucrativos; religiosos, por exemplo, um ministro de uma igreja; cônjuge, parceiro civil ou membro da família de alguém de fora da zona do Euro, da União Europeia ou da Suíça que está aqui com base numa autorização de trabalho; dentre outros. Com o stamp 3, você não pode trabalhar ou se envolver em qualquer negócio, comércio ou profissão. 🙁

 

GNIBStamp 4

O stamp 4 é emitido para membro da família de pessoa originária de país pertencente à zona do Euro, que não seja originário da zona do Euro; para cônjuge/parceiro de cidadão irlandês, não originário da zona do Euro; para refugiados, refugiados de programas humanitários, indivíduos beneficiários de reunificação familiar de acordo com a Refugee Act (Lei sobre refugiados) de 1996.

 

Stamp 4EU FAM

O stamp 4EU FAM é emitido para parente, não originário da zona do Euro, de cidadão de país da UE, quando se qualificar de acordo com a Regulamentação das Comunidades Europeias (Livre Circulação de Pessoas) de 2006.

Fonte: www.inis.gov.ie

Espero que esse resumão te ajude a começar a programar sua mudança para nossa Ilha. 😉

Qualquer dúvida, sugestão, opinião, compartilha nos comentários. Até o próximo post!



2 thoughts on “Como conseguir um visto para morar na Irlanda?”

  • Uma dica importante é que você NÃO ande com seu cartão GNIB na carteira, pois se for perdido ou roubado você terá que fazer outro e em alguns casos terá que pagar novamente a taxa que não é nada amigável (300 EUR em maio 2017). Como tudo aqui na Irlanda, vai depender do oficial da imigração que te atender, ele pode querer cobrar ou não a taxa novamente. A dica é andar com algum outro documento menos custoso com foto na carteira (Leap Card de estudante, cartão de identificação da Escola, etc). Se um policial de parar na rua e pedir seu id, ele vai aceitar um documento qualquer com foto e se acontecer de não aceitar, ele vai deixar você ir em casa buscar algum para apresentar. O controle na Irlanda é muito mais tranquilo e funciona na base da confiança. O GNIB você só vai precisar mesmo apresentar na imigração quando retornar ao país depois de uma viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *