Dicas da Ilha Esmeralda dadas por um grupo de mulheres queridas

Comprando carro na Irlanda

Comprando carro na Irlanda

Quando cheguei na Irlanda com meu marido e filha, estava empolgadíssima com a ideia de usar transporte público e bicicleta no dia-a-dia.  Me locomover tranquilamente para todos os lados sem carro era minha visão poética sobre a vida na Europa.

Para minha frustração, apesar de termos ido morar em uma região bem servida por transporte e escolas, só conseguimos vaga em uma escola a 3 km de casa e fora de mão para quem depende de transporte público. Nos dias frios e chuvosos, minha filha chegava na escola encharcada, gelada e eu ficava com o coração apertado com medo dela ficar doente. Resultado: tivemos que apelar para a compra de um carro, apesar de não estar nos planos.

Bom, comprar o carro foi a parte mais fácil dessa saga toda. Prepare-se para tirar habilitação de novo (a habilitação do Brasil só vale por um ano) e gastar uma mini fortuna com seguro, especialmente no primeiro ano.

Aqui compartilho um pouco da minha experiência com a compra do carro na Irlanda.

 

COMPRANDO CARRO

Compramos nosso carro em uma loja de usados com oficina própria que nos deu 3 meses de garantia. A compra foi rápida e não pediram qualquer documento. Foi só fazer o depósito e pegar o carro. Para não dizer que não houve nada burocrático, eles fizeram um contrato de compra e venda (de uma página, só frente) e o documento do carro em meu nome chegou pelo correio 5 dias úteis depois.

 

Onde pesquisar para comprar

Existem obviamente muitos outros, mas estes são um bom começo.

 

Como pesquisar o histórico do veículo

No site https://www.cartell.ie/, você pode pesquisar o histórico completo do carro que quer comprar, pagando uma taxa de aproxidamente €25. Há pequisas mais simples que são mais em conta e você pode também perguntar ao vendedor do carro se ele tem o “vehicle history” para apresentar, ao invés de você pagar pela consulta.

 

NATIONAL CAR TEST (NCT)

É uma revisão obrigatória feita anualmente nos carros com mais de 10 anos e a cada 2 anos nos carros mais novos. Ao comprar um carro é importante verificar a data da última revisão, pois você pode ter essa despesa extra caso a revisão esteja vencida ou próxima do vencimento.

No geral, a data do NCT é informada nos anúncios dos carros e precisa constar no selo que fica no vidro dianteiro dos veículos.

No site https://www.ncts.ie é possível checar a data da revisão pesquisando pela placa do veículo.

 

IMPOSTO

Pode ser pago mensal, trimestral, semestral ou anualmente. Para saber o valor basta acessar o site MotorTax (https://www.motortax.ie/OMT/menu.do?page=motortaxrates) e pesquisar pela placa do carro. Também é possível estimar o valor do imposto com base no tipo do automóvel.

Na hora da compra, é importante procurar saber a situação do imposto do carro para não ter surpresas depois.

 

SEGURO

Na Irlanda, TODOS os motoristas são obrigados a contratar seguro. É lei! O motorista que é pego dirigindo sem cobertura é encaminhado diretamente ao tribunal de justiça, ou seja, nem pense em sair por aí dirigindo sem uma apólice em seu nome.

Falei mais sobre este assunto em um post só sobre seguros para carros/motoristas. Vale dar uma olhada antes de comprar um carro por aqui, OK?

 

Enfim, é isso! Espero que estas informações te ajudem bastante.



3 thoughts on “Comprando carro na Irlanda”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *