Dicas da Ilha Esmeralda dadas por um grupo de mulheres queridas

Hábitos alimentares na Irlanda

Hábitos alimentares na Irlanda

Uma das primeiras coisas que eu notei quando cheguei na Irlanda foram os hábitos alimentares um tanto quanto diferentes de nós brasileiros. Temos uma cultura gastronômica riquíssima por historicamente abrigarmos muitos colonizadores de diferente partes do mundo.

 

Café da manhã / Breakfast:

No Brasil, eu era acostumada a comer fruta(s) no café da manhã, tomar um suco de laranja (não era da turma do café) e talvez um iogurt ou um pão com manteiga, e isso era independente de ser dia da semana ou fim de semana. Já na Irlanda, eu tive que aprender com eles. No geral, durante a semana, o café da manhã dos irlandeses é uma coisa mais rápida, já que aqui não é comum comer pão de manhã. Eles comem aveia cozida, com um pouco de leite (eles colocam o leite frio sobre a aveia porque assim esfria e fica perfeito para ser consumido) e há pessoas que incrementam a aveia colocando chia, proteína, linhaça, blueberry (mirtilo) e por aí vai…

E o famoso chá com leite como eu mencionei nesse post aqui.

Almoço / Lunch:

Para nós brasileiros, na maioria das vezes, essa é a hora mais aguardada do dia. É a hora em que tiramos para comer uma comida quente, arroz, feijão, carne e salada ou macarrão, ou qualquer coisa do gênero…  PORÉM, na Irlanda, há o hábito de comer um lanche, que geralmente vem acompanhado com batatinha estilo Ruffles, que acredite ou não eles colocam dentro do pão e comem tudo de uma vez só… Tirem suas conclusões! Eu já nem julgo mais!

 

Jantar/Dinner:

Para o brasileiro, essa é a hora de lembrar que o dia já está acabando. Para o Irlandês, essa é a hora especial em família. No Brasil, come-se na maioria da vezes um jantar mais leve que o almoço, nessa hora aqui, eles comem a refeição mais pesada do dia. Mas não pense que eles vão comer arroz e feijão, porque culturalmente eles não têm esse costume e nem produzem nenhum desses grãos. Eles comem uma proteína, geralmente frango ou cordeiro, acompanhada de vegetais e batata. E não se espante se você vir purê de batata e batata assada (rosti) na mesa aqui, é extremamente normal comer batata de todos os jeitos na mesma refeição.

 

O cenário muda um pouco no fim de semana, quando eles comem o famoso “brunch”. A palavra brunch surgiu da junção das palavras Breakfast + Lunch, o que nada mais é que uma refeição mais elaborada que geralmente varia entre 10h da manhã e 2h da tarde. Você pode conferir as mais variadas comidas, por exemplo, o smoked salmon, que nada mais é que um salmão defumado. Aliás já fica a dica aí, quando você vir alguma escrito smoked na embalagem da carne, já sabe que é defumado!

 

Existe também o super tradicional “Irish breakfast” ou muitos na Irlanda chamam de “Fry” pois quase tudo é frito. Há muitos anos, quando os irlandeses eram apenas fazendeiros, eles comiam esse café da manhã para aguentar o dia duro de trabalho na fazenda, porém com o passar dos anos essa tradição foi passando…

 

O Irish breakfast consiste em:

  • White pudding – Um chouriço /chorizo sem o sangue.
  • Black pudding –  O chouriço /chorizo tradicional.
  • Ovos – fritos
  • Bacon – O Bacon aqui vem com a carne do porco e se chama “Rashers”.
  • Linguiça – Não é exatamente a linguiça brasileira convencional, nela você encontra além da carne, sal, especiarias e farelo de pão.
  • Feijão – Cozido num molho de tomate que leva açúcar no momento da fervura.
  • 2 Fatias de pão – Tostados
  • Cogumelos – Fritos com especiarias.
  • Metade de um tomate feito no forno para decorar.

 

 

Se for sair pra comer por aqui, me chama tá?

Até a proxima!



1 thought on “Hábitos alimentares na Irlanda”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *