Dicas da Ilha Esmeralda dadas por um grupo de mulheres queridas

Pão de queijo – Receita e tipos de queijo usados

Pão de queijo – Receita e tipos de queijo usados

   

  Como uma boa mineira que sou, amo pão de queijo demais da conta!!! Apesar disso, demorei mais de um ano para colocar a mão na massa aqui em Dublin. O motivo? Pura preguiça!!!

 

     Um dia estava morrendo de saudades de casa, da minha família, e de sentir o gostinho desse delicioso snack mineiro. Comprei os ingredientes necessários, preparei cheia de vontade e quando fui comer, uma decepção!!! Cadê o gostinho de queijo delicioso que eu estava tão acostumada a sentir lá em “Beagá”?

 

     O polvilho (doce e azedo) você encontra em todas as lojinhas brasileiras de Dublin, mas e o queijo?? Claro que tem vários tipos de queijo em Dublin em todos os grandes supermercados, mas não tem o nosso maravilhoso Queijo Minas ou Canastra. Então comecei a minha busca por uma mistura de queijos que fizesse o pão de queijo ficar o mais parecido possível com o de casa, com queijos que eu poderia achar em todos os grandes supermercados de Dublin, como Tesco, Aldi, Lidl.

 

    Chega de papo e vamos aos queijos escolhidos:

 

 

Mozzarella

Objetivo: Ele serve para dar aquela consistência meio puxenta de um pão de queijo.

Observação: quando eu fiz só com mussarela, o pão de queijo ficou borrachudo muito rápido, por isso a mistura com outros queijos faz com que o resultado final fique melhor.

Gouda

Objetivo: Ele é um queijo um pouco mais duro que a mussarela e ajuda a não ficar borrachudo no final.

Observação: quando eu fiz só com o gouda, a consistência não ficou tão boa. Sabe quando o pão de queijo “tá” quentinho e você o abre e o queijo estica?? Então, não rolou! Ele não é dos melhores para derreter, na minha opinião.

Parmesão

Objetivo: Esse é aquele que está aqui para salvar o sabor.

Observação: A mozzarella daqui é muito sem sal e o gouda até ajuda nisso, mas ainda falta sabor. Mas cuidado: se colocar muito, o parmesão cria uma crosta que queima fácil e fica forte o gosto.

Essa mistura de queijos, pro meu gosto, faz toda a diferença no resultado final do pão de queijo. Para finalizar, vou passar para vocês a receita com a medida de cada queijo que uso. Espero que gostem!

Se fizerem em casa, não esqueçam de contar aqui no site o que acharam. 😉

 

Ingredientes:

  • 500 g de polvilho doce
  • 120 ml de água
  • 120 ml de leite
  • 120 ml  de óleo
  • 2 ovos
  • 50 g de queijo parmesão ralado
  • 100 de mozzarella ralada
  • 50g de gouda
  • 1 colher de sopa rasa de Sal

Modo de preparo:

Em uma panela, despeje a água, o leite, o óleo e o sal e ferva. Em uma vasilha grande que dê para mexer a massa, coloque polvilho, jogue a mistura fervente e mexa para escaldar o polvilho. Espere um “tiquinho” até que a mistura fique morna e acrescente os queijos e os ovos. Mexa bem e sove um pouquinho a massa até ela ficar lisinha. Faça as bolinhas no tamanho de sua preferência, unte a forma com óleo, e coloque-as com um espaço entre elas para assar. No meu forno a 180 graus, demora mais ou menos entre 30-40 min, mas aí vai de cada um né?

Ah, não se esqueça de preaquecer o forno antes de assar.

Polvilho escaldado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bolinhas prontas
Massa pronta (lisa)
Prontinho…

 

Enjoy!!! 🙂

Samanta Santos

 



4 thoughts on “Pão de queijo – Receita e tipos de queijo usados”

  • Obrigada pela receita. Moro em Portugal e tb amo pão de queijo e sinto a necessidade de ter presente os sabores de casa. Então já testei duas vezes a mesma receita com outros queijos e ainda falta algo. Vou testar a sua!!
    Bjs

  • Aiii, que legal! Estou morando na França e comprei polvilho numa viagem à Espanha, que fica aqui perto, porque aqui onde moro não acha. Mas ainda estava faltando saber qual queijo usar. Agora vou provar essa que você postou! Muito obrigada!

  • A receita é perfeita!! Quando fiz não estava colocando muita fé , mas depois que assei e comi o primeiro me senti comendo o verdadeiro pão de queijo mineiro.
    Façam que da muito certo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *