Dicas da Ilha Esmeralda dadas por um grupo de mulheres queridas

Seguro de automóvel

Seguro de automóvel

Comprar um carro por aqui é bem fácil e os preços são bem acessíveis, como escrevi neste outro artigo. O que torna onerosa a aquisição de um veículo é o SEGURO, especialmente se o motorista não tem histórico de direção na Europa.

Resumindo, na Irlanda, os motoristas são obrigados a contratar seguro. É lei e as penalidades são severas para quem é pego dirigindo sem cobertura.

Conto a seguir como foi (e está sendo) nossa experiência com o tal do car insurance.

Depois que compramos o carro, fomos atrás do seguro e foi aí que descobrimos que andar motorizado por aqui estava fácil demais para ser verdade. As seguradoras só emitem apólice para quem tirou habilitação na Irlanda ou em alguns países da Europa e nós só tínhamos as habilitações brasileiras. E agora?!!!

Graças à indicação de amigos, chegamos a um agente de seguros dos EUA (https://www.clements.com) que emitia apólices para expatriados e aceitava a habilitação brasileira. Infelizmente este broker (como são chamados os agentes se seguros por aqui) estava deixando de atuar no mercado irlandês e nos ofereceu uma apólice por 6 meses apenas. [Nota: dizem que este broker voltará a atuar na Irlanda, mas não tenho informação oficial a respeito. Não custa deixar registrado aqui para quem quiser pesquisar futuramente…]

Enfim, foi o tempo de corrermos atrás da habilitação irlandesa antes do seguro vencer  e caso você tenha interesse, expliquei neste artigo todo o processo.

Ah, importante: a habilitação brasileira é valida por um ano a partir da data de entrada no país e deve estar em dia para que você possa dirgir aqui. Ela é aceita tranquilamente para aluguel de carros, mas não para fazer seguro.

 

Principais conselhos sobre seguro

  • Providencie PELO MENOS a habilitação na categoria Learner ANTES de comprar um carro. Somente com ela você conseguirá fazer seguro e, portanto, dirigir. Se conseguir tirar a habilitação completa, melhor ainda! O seguro será mais barato e além disso você poderá dirigir sozinho – com a habilitação Learner você só pode dirigir acompanhado por um motorista que tenha habilitação completa há mais de 2 anos.
  • Opte por comprar um carro de menor potência no primeiro ano de habilitação. Quanto maior a potência do carro e menor seu tempo de habilitação irlandesa, maior será o valor do seguro.

 

O (pouco) tempo de Irlanda pode ser um empecilho

Outro quesito que aumenta o valor do seguro (e foi supresa para mim) é o tempo de residência na Irlanda. Por incrível que pareça, uma das seguradoras nem quis fazer cotação do seguro por eu estar morando há menos de 1 ano no país, mesmo tendo habilitação de Learner na época. Achei estranho, mas foi o que ouvi do atendente. Então quem acabou de chegar, prepare-se para mais esse obstáculo.

 

Emprestando ou pegando emprestado um carro 

Vale ressaltar também que se você for emprestar o carro para alguém, deve antes garantir que a pessoa esteja registrada em sua apólice (o que gera uma despesa extra e varia conforme o tipo de habilitação) ou que ela tenha um seguro à parte.  Sim, há pessoas que contratam seguro sem ter carro para poderem dirigir esporadicamente. O mesmo vale se você for dirigir o carro de outra pessoa: seu nome deve constar na apólice ou você tem que ter um seguro próprio.

 

No Claim Bonus

Por último mas não menos importante saber: o tal do No Claim Bonus (NCB). Este é aquele desconto que o segurado recebe por não ter tido sinistros durante a vigência da apólice. Aqui aceitam o histórico de seguro de alguns países, mas infelizmente o Brasil não está nesta lista, ou seja, chegando aqui na Irlanda seu histórico como motorista é zerado.

Dica de Ouro: antes de se mudar para a Irlanda, tente obter com sua seguradora local um histórico de sua classe de bônus (No Claims Bonus Certificate), obedecendo as regras listadas abaixo. Este documento pode ajudar na hora de pleitear reconhecimento da sua classe de bônus obtida no Brasil – não é garantia de conseguir, mas vale tentar. O que transcrevo logo mais é o que a seguradora Aviva me passou por e-mail:

[We request you to send us the Translated No Claims Bonus Certificate in English as the document received is not sufficient in order for us to provide you the new quote.

We require following details:

1. be issued by an insurer (not a broker or reinsurer)
2. be on official company headed paper
3. be in the name of the policyholder (proposer).
4. be in English (this is a requirement and will not be acceptable for use if not available)
5. show the number of earned years NCD granted to the proposer
6. show details of any claims (date of accidents, amounts paid and claims status i.e. outstanding / settled)
7. show the policy has expired/expiry date.

If you have any further queries please do not hesitate to contact us on 1890 33 55 77.]

 

Poupando seu tempo de pesquisa no Google

Aqui vão alguns links das seguradoras que pesquisei quando estava cotando. Reforço que não são todas, mas é um bom começo. Acabei fechando com a Liberty através da corretora Sheridan Insurances.

 

Enfim, prepare-se financeira e psicologicamente pois o seguro será uma mini fortuna no primeiro ano. Essa dor no bolso faz parte e todos os novatos passam por ela, inclusive os irlandeses.

Boa sorte!



4 thoughts on “Seguro de automóvel”

  • Eu tenho dupla nacionalidade, nascida no Brasil, com passaporte português, pais e o resto da família portuguesa. Fui a Portugal ano passado e providenciei a carta de condução portuguesa, com a intenção (falta de informação na verdade) de trocar pela carta irlandesa. Chegando a carta através dos Correios, 5 meses depois, corro com exames médico, tradução juramentada e formulários.
    Feito então o “appointment” para a troca, eis que vem minha decepção: não foi aceito. Estou sentada no carro, tentando processar o que farei agora.

    • Ola Cristina,
      Nao sei se entendi muito bem, mas vamos la. Vc tem a habilitacao portuguesa e queria trocar pela Irlandesa?
      Se for isso nao precisa, pq com a habilitacao Portuguesa vc esta habilitada em toda a Europa. Agora se vc quiser a Irlandesa, precisa fazer o processo para tira-la.

      Espero ter ajudado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *