Dicas da Ilha Esmeralda dadas por um grupo de mulheres queridas

Vai viajar de Ryanair? Aqui vão 10 dicas super úteis

Vai viajar de Ryanair? Aqui vão 10 dicas super úteis

Uma das melhores coisas de morar na Irlanda é conseguir viajar pela Europa inteira com a Ryanair, não é mesmo? Ô empresa pra ter preços bons! 🙂

O que muita gente não sabe quando pega o primeiro vôo da Ryan é que existem várias pegadinhas e detalhes sobre ela. Aqui vão algumas dicas essenciais para voar tranquilo(a):

  • Você vai entrar no site da Ryanair para comprar a passagem e vai ver 500 ofertas de hotel, carro, seguro, bagagem, etc. Não se assuste: você não precisa comprar NADA do que eles oferecem, se não quiser. É só seguir até o final da compra e fazer o pagamento apenas da passagem.
  • Se você quiser escolher seu assento no avião, você vai precisar pagar por isso. Se não quiser gastar nada, é só pedir para a Ryanair escolher aleatoriamente no momento em que estiver fazendo o check-in. Eles tentam sempre colocar as pessoas da mesma compra juntas, mas se quiser aumentar as suas chances, faça o check-in assim que ele for aberto (normalmente alguns dias antes da data do vôo com tudo de graça), porque a quantidade de assentos livres vai ser maior.

UPDATE: Eles mudaram no meio de 2017 o algoritmo de alocação de passageiros que não querem pagar pelos assentos e agora é bem raro essas pessoas sentarem juntas. Se você fizer questão, vai precisar pagar pelos assentos e eu sugiro que você faça isso assim que comprar a passagem ou então assim que o check-in online for aberto, pois as opções de assentos baratos acabam logo.

  • Se quiser evitar taxas extras, faça seu check-in online e imprima o seu boarding pass (cartão de embarque) antes de chegar no aeroporto. Eles cobram 50 euros por check-in no balcão se você não tiver comprado a passagem business e 15 euros para imprimir cada cartão de embarque no balcão. Dependendo do destino, essas taxas acabam saindo mais caras que a passagem, né?
  • Se você estiver viajando com seu passaporte brasileiro, você precisa passar no balcão da empresa para validar o seu cartão de embarque antes de passar pela segurança. Pegue a fila de customer service, que é bem menor que as filas de check-in ou despache de bagagens, e peça o famoso “visa check“, entregando seu passaporte e cartão de embarque. Se você chegar no portão de embarque sem o carimbo do visa check, você vai ser impedido de viajar na hora do embarque.
  • Você tem direito a uma mala de cabine de até 10kg e uma bolsa for free, mas elas devem obedecer as especificações deste linkÉ claro que pode acontecer de você ir com malas ou bolsas maiores e eles te deixarem passar, mas se eles implicarem e quiserem cobrar para despachar, você vai precisar pagar uma graninha ou então pagar aquele mico clássico no aeroporto de reorganizar as bagagens na frente de todo mundo.
  • Se precisar despachar mala ou qualquer equipamento, compre tudo online para pagar menos por isso. Você pode ver neste link os valores de cada cobrança (Online x Balcão).
  • Quando o vôo está muito cheio, eles costumam oferecer para despachar a sua mala de graça na hora do embarque. Você pode aceitar ou não, mas se aceitar, vai ter que entregar a mala para um funcionário um pouco antes de entrar no avião e depois é só pegá-la na esteira de bagagens no seu destino. (É sempre bom ter um cadeado nela, só por precaução).

UPDATE: A partir de Novembro de 2017, quem não pagar pela passagem business ou pelo priority boarding vai ser obrigado a despachar a mala de cabine na hora do embarque no portão. Não há custo adicional para isso, mas é importante ter em mente que você não vai conseguir entrar no avião e colocar a mala no compartimento acima do seu assento. Se realmente fizer questão disso, você precisará comprar o priority boarding (5 euros a mais), OK? Se não quiser pagar, vai precisar entregar sua mala e só poderá pegá-la novamente na esteira do aeroporto do destino.  Mais detalhes neste link da Ryanair. Qualquer dúvida, fale com a gente!

  • Eles costumam obedecer a hora do embarque indicada no boarding pass e são bem rápidos nisso, mesmo que isso implique em deixar todos os passageiros em pé em uma fila na pista (com chuva, com vento, no frio…). É sempre bom ter um casaco com você.
  • Você pode comprar várias coisas dentro de um vôo da Ryan: comidas, bebidas, produtos do duty free e até raspadinhas! Tenha sempre em mente que NADA é de graça.
  • Esta última dica vale para todos os vôos, Ryanair ou não: não leve líquidos acima de 100ml na sua mala de cabine. Quando você estiver passando pela segurança, eles vão ficar com tudo que for acima de 100ml, spray ou cortante. Além disso, você precisa fazer todos os seus líquidos de menos de 100 ml caberem em uma sacolinha plástica que eles dão na hora, que tem 20cm x 20cm. Veja mais detalhes neste link.

Espero que essas dicas tenham sido úteis. Se tiver dúvidas e comentários, coloca aqui embaixo, OK?

Até a próxima! 😉

————————-

Texto: Fernanda Sá / Foto: Camille Santiago



2 thoughts on “Vai viajar de Ryanair? Aqui vão 10 dicas super úteis”

  • Uma super dica: se estiver embarcando no aeroporto de Dublin, compre sua garrafinha de água logo após a segurança / RX. Ali será o local mais barato, pode acreditar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *