Dicas da Ilha Esmeralda dadas por um grupo de mulheres queridas

Como alugar um apê em Dublin?

Como alugar um apê em Dublin?

Se você está vindo com a sua família para Dublin, saiba que alugar um apartamento na cidade é uma das piores partes de todo o processo. Além de ser bem diferente do Brasil, a demanda por apartamentos está altíssima a oferta super baixa, ou seja, os preços estão nas alturas e há muita concorrência para qualquer apê que a gente julgue habitável. Praticamente todo mundo que mora aqui passou por algum perrengue durante este processo, mas estamos aqui para tentar te ajudar! Vamos às dicas então! 😉

SITES DE BUSCA DE APARTAMENTOS

Para começar, é importante você saber que os dois maiores sites de aluguel de apartamento são o DAFT (www.daft.ie) e o MYHOME (www.myhome.ie). Eles serão os seus melhores amigos neste processo, já que as imobiliárias não oferecem o serviço de procurar apartamentos para você, como existe no Brasil e na maioria dos países. Elas simplesmente anunciam os apartamentos na internet (no site delas e nesses dois) e esperam as pessoas entrarem em contato.

Cadastre-se nos dois sites, crie alertas para a sua busca e fique atento(a) aos e-mails de novidades no site! Alguns apartamentos são alugados em menos de um dia, então você tem que ser rápido(a).

Quando eu me mudei em 2014, fui em uma delas pessoalmente explicar a minha situação e depois de passar meus dados para a recepcionista, fui informada de que eu tinha que correr atrás sozinha dos apartamentos nos sites. Pra quê ela pegou meus dados então, né? Enfim…

ENCONTREI UM ANÚNCIO INTERESSANTE. O QUE FAÇO?

LIGUE para o telefone do anúncio. Você pode mandar e-mail ou SMS se achar melhor e mais conveniente, mas já adianto que ligar é a forma mais rápida para descobrir a data da visita e tirar dúvidas sobre o apê. Eu enviei e-mail para alguns anunciantes em 2014 e até hoje espero resposta deles…rs.

Perca a vergonha e coloque o inglês pra jogo, como diz meu marido. Eles provavelmente vão pedir os seus dados e vão dar mais detalhes sobre a visita.

COMO É A VISITA AO APÊ?

É bem raro a imobiliária perguntar a sua disponibilidade para ver o apartamento, então se acostume com a ideia de ouvir horários fixos e curtos para visitação e ter que se desdobrar para conseguir vê-los. Eles marcam normalmente as visitas durante a semana, no horário comercial e elas duram no máximo meia hora. Achou pouco, né? Eu também, mas para mim o pior é ter que dividir esses 30 minutos com mais 500 pessoas ao mesmo tempo. Haja saco…

COMO SE PREPARAR PARA A VISITA?

Como você agora já sabe que a concorrência costuma ser alta e que você terá pouco tempo na visita, sugiro que vá visitar o apartamento já preparado(a) para fechar negócio na hora. Você pode deixar os documentos abaixo escaneados e prontos para envio por e-mail para a imobiliária ou pode levá-los na hora em um envelope. Você escolhe! Aqui vai a relação do que é importante apresentar:

  • Contrato de trabalho de quem está empregado na família
  • Últimos contracheques (payslips)
  • PPS

A IMOBILIÁRIA ACEITOU A MINHA FICHA. E AGORA?

Parabéns! Você venceu a parte mais chata do processo. Agora você assinará o contrato de aluguel, que deve durar no mínimo 1 ano, e receberá as chaves da sua nova casa. É importante que você leia com cuidado todas as cláusulas do contrato para não ter problemas no futuro. Sugiro olhar com atenção as partes que falam sobre obras e melhorias na casa, atraso de pagamento, aviso de saída do apartamento, reajuste do valor, etc.

Alguns pontos importantes:

  • Existe agora uma lei na Irlanda que não permite que os landlords aumentem o aluguel em mais de 4% a cada dois anos de contrato. Isso é uma coisa boa pra quem aluga, né?
  • Não sei se vai ser o caso da chave da sua casa, mas aqui em casa eu não consigo fazer cópias da minha chave sem a autorização do landlord.
  • A maioria dos apartamentos e casas são mobiliados e se você quiser trocar ou comprar algum item, sugiro que fale antes com o landlord. É possível que ele aceite pagar pelo item e que você economize uma boa grana.
  • Se você tiver problemas com o boiler, aquecedores, máquina de lavar, máquina de lavar louça, geladeira ou qualquer coisa elétrica da casa, fale imediatamente com o landlord. Não sei se tenho sorte ou se isso é regra na Irlanda, mas sempre meus problemas foram resolvidos rapidamente.
  • Como a demanda por casas e apartamentos é gigantesca, não é bem você que escolhe onde vai morar, você acaba morando onde te aceitam. Tenha em mente que se você tem filhos e/ou animais, é bem possível que terá mais dificuldade para conseguir locar, já que alguns landlords ficam preocupados com adaptações que precisam ser feitas e também com a depreciação do apê.

Acho que por enquanto é só, pessoal. Se tiver dúvidas, não deixe de comentar aqui embaixo, OK? Inté!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *