Dicas da Ilha Esmeralda dadas por um grupo de mulheres queridas

Como mudar o sobrenome depois de casar na Irlanda

Como mudar o sobrenome depois de casar na Irlanda

Parabéns!!! Você se casou com um(a) irlandês(a) e agora quer alterar seu sobrenome, certo?  O primeiro passo é respirar fundo! Porque assim como em muitos países, você vai enfrentar muito burocracia e papelada, já que seu sobrenome só se torna oficial uma vez que ele saia no passaporte.

Não deixe isso te desanimar, até mesmo porque nós somos brasileiros e não desistimos nunca! 😉

Antes de explicar mais detalhes, eu quero ressaltar que na Irlanda, geralmente as pessoas possuem apenas um sobrenome, portanto se você for alterar o seu sobrenome, só é possível retirar o seu último sobrenome e colocar o sobrenome do seu cônjuge. Você não tem a opção de escolher qual sobrenome vai retirar.

Há duas maneiras de obter o seu novo sobrenome:

  • O mais “simples” é esperar o seu passaporte vencer e daí você vai com a sua certidão de casamento irlandesa (original), a certidão traduzida (com menos de 6 meses de emissão, não precisa ser juramentada) e pede para trocar o seu nome no passaporte no ato de renovação. Você não pode alterar o seu nome antes do prazo necessário!
  • Agora se você quer mudar de nome de imediato (e assim como eu, não aguenta esperar porque o passaporte vai demorar para vencer), o processo fica um pouco mais complicado, porque o governo Irlandês só vai mudar o seu sobrenome se ele já constar no seu passaporte brasileiro e o governo brasileiro só vai mudar fora do prazo se você tiver seu nome no passaporte irlandês ou cartão de Stamp. (Não sabe o que é um Stamp? clica aqui).

Dá para perceber que os dois países não se conversam nessa questao de documentos, não é mesmo? Pois é…

Aqui vai o passo a passo:

  1. Se você tiver a carteira de motorista irlandesa, você marca um horário no NDLS (National Driver Licence Service) para modificar o seu nome, comparece com a sua certidão de casamento e pede para alterar o seu nome na sua carteira de motorista. 
    • Caso você não tenha a carteira de motorista irlandesa, você tem que aplicar para ela e passar no teste teórico, para que assim exista um o documento que possa ser emitido com o seu novo sobrenome. Não sabe como tirar a carteira de motorista? Clique aqui para saber mais detalhes.
  2. Marque um horário para renovar o seu passaporte/ cartão de stamp no site do GNIB (Garda National Immigration Bureau) e leve os seguintes documentos:
  • Carteira de motorista (original e cópia)
  • Certidão de casamento/certidão de união civil (original e cópia)
  • O passaporte do seu cônjuge.
  • Comprovante de residência que tenha o nome de ambos. (Eu apresentei a minha carta do banco, porém eles me disseram que isso não vale como comprovante de residência, o ideal é apresentar alguma conta de água, luz ou gás).
  • Não precisa levar a foto porque eles vão fazer isso na hora do atendimento.

Importante: o seu cônjuge tem que estar presente neste dia.

Pronto! Em 30 minutos (sem brincadeira) você receberá o seu novo passaporte/ cartão de Stamp.

Recomendações:

Eu recomendo tirar outro passaporte brasileiro (caso você não tenha o passaporte irlandês) com o seu novo sobrenome, pois se você não fizer isso, todas as vezes que você viajar (exceto para o Reino Unido) você precisará apresentar o passaporte antigo, o novo e o cartão do GNIB e ainda é passível de ser entrevistada como se fosse entrar no país novamente.

Se você tem um cartão de stamp/passaporte irlandês, o processo para retirar um novo passaporte na embaixada brasileira fica bem simples, pois agora você pode trocar o seu nome por ter um documento oficial irlandês com o seu novo sobrenome!

Fica a dica 🙂



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *