Dicas da Ilha Esmeralda dadas por um grupo de mulheres queridas

Crianças até 6 anos têm garantia de médico gratuito na Irlanda.

Crianças até 6 anos têm garantia de médico gratuito na Irlanda.

Se você conversar com mães brasileiras vivendo na Irlanda, raramente você irá ouvir elogios aos médicos. Isso acontece porque o jeito que o irlandês cuida de si mesmo é bem diferente do brasileiro. Os brasileiros enxergam seus médicos muito mais como uma figura de conselheiro e vão ao médico por qualquer dorzinha. Na Irlanda, se você quiser um conselheiro medicinal, você pode tentar um papo rápido com o farmacêutico. Se você se sente mal, você vai direto à farmácia e procura pelo tratamento que precisa, no máximo conversa com o farmacêutico de plantão e caso você precise de um remédio que seja vendido apenas com prescrição, ele te encaminhará para o médico.  

Você não vai ao médico porque está com diarréia ou tossindo, nem mesmo se sua febre não passou de 38. Algumas doenças como gripe, por exemplo, existe orientação online para o tratamento e quantos dias esperar antes de ir ao médico. Veja aqui http://undertheweather.ie/  e aqui https://www.hse.ie/eng/health/az/. True story: Um amigo foi ao hospital porque estava com um problema no pé e ouviu do médico a seguinte pergunta “Você sabia que tem gente morrendo aqui?”.

Falando em hospital, se você for a um e não tiver sido encaminhado pelo seu GP (o general practitioner, um médico geral), pagará uma taxa de 100 euros para ser atendido (parte reembolsável pelo seu plano de saúde). Então ao chegar na Irlanda, providencie o seu PPS (número social) e de toda a família, incluindo bebês. Leve toda a família ao GP para uma consulta inicial que seria mais para garantir um médico da família em caso de uma emergência.

É importante saber que qualquer criança residente na Irlanda abaixo de 6 anos tem direito ao GP gratuito, não importa a nacionalidade. O Under 6 Scheme é um benefício que dá direito a visitas gratuitas ao GP, avaliações de saúde dos 2 aos 5 anos de idade e acompanhamento no tratamento de asma.

Para incluir seus filhos no Under 6 Scheme você precisará de:

  • O número do PPS dos seus filhos
  • O número do seu PPS
  • Escolher um GP

O que é esse tal de GP e como escolher um?

O GP é o General Practitioner, que seria o clínico geral ou médico da família. Você pode escolher um médico diferente para cada criança caso prefira, mas terá que preencher cada solicitação para o Under 6 Scheme individualmente.

Para escolher um GP, você poderá ligar ou ir a uma clínica de sua escolha e perguntar se eles possuem vagas para o Under 6 Scheme, informe-se sobre o nome do médico e o endereço da clínica, você vai precisar para preencher a solicitação. Também é possível consultar na lista online do HSE (serviço público de saúde da Irlanda), mas antes de preencher o formulário ligue para o médico escolhido e  confirme se há vaga. Caso esteja muito difícil achar algum disponível, pergunte no hospital local, os enfermeiros te enviarão uma lista dos GP das região.

Uma vez com todos os dados em mãos, faça a solicitação online. Um cartão chegará no endereço informado. Não há limite de consultas mas só poderá ser usado para atendimentos com o GP escolhido ou para Out of Hours Services (explicamos mais abaixo o que é isso). 

Se por qualquer motivo você decidir mudar o médico da família,  precisará preencher o formulário para mudança de GP, recolher a assinatura do novo GP e enviar por correio para o escritório do Medical Card.

Indo ao médico no dia a dia

Quando você pensa em médico na Irlanda, o primeiro nome a surgir em sua mente deve ser o do seu GP. Se você precisar de qualquer outro tratamento com especialista, você irá receber através de encaminhamento. Sim, você pode pular a ordem das coisas em certos casos, marcar uma consulta com oftalmologista particular diretamente é possível, mas é bem mais cara. As vantagens de ir ao seu médico é que o encaminhamento na maior parte das vezes são para serviços gratuitos, mas como tudo que é de graça, a fila é um cadinho maior.

Quanto aos medicamento, alguns deles recebem desconto quando comprados com prescrição. E dependendo da renda da família existe a possibilidade de se obter o Medical Card e pagar apenas €2.50 por toda a medicação prescrita pelo médico. Medicamento na Irlanda é caro. A maioria das farmácias funcionam até as 6 pm e delivery é história que só se ouve falar. Então, saiu do médico, dá aquela passadinha pra comprar o que precisa. Tenha sempre aquele antitérmico em casa e aquele remedinho pra dor de cabeça.

Outra coisa interessante é que o histórico de saúde do paciente é sempre encaminhado para o GP que mantém tudo isso em seus registros. O GP é realmente o médico da família que, mesmo não sendo dos mais conversadores, é o que mais conhece você.

Algumas clínicas informam um telefone para as emergências fora do horário de atendimento, Out of Hours como é conhecido e outras têm parcerias para essas urgências (informe-se com o seu médico). Há também clínicas Out of Hours por região, nesse caso deve-se sempre levar o GP Card ou o Medical Card. Em qualquer caso, se o hospital for necessário, o seu GP fará o encaminhamento. Lembre-se, hospital só quando se está morrendo. Conta-se com o bom senso do paciente para só ligar em emergências, nos demais casos, aguardar o horário de atendimento e então marcar consulta.

Se você realmente tiver uma situação de risco de morte em que uma ambulância seja necessária, os números do serviço de emergência na Irlanda são 999 ou 112. Espero que você não precise. 😉

Fonte: https://www.hse.ie



2 thoughts on “Crianças até 6 anos têm garantia de médico gratuito na Irlanda.”

  • Gostaria de parabenizar o post, e também a iniciativa de todas vocês de fazerem esse site. Eu tenho muita vontade de mudar do Brasil, estou na fase de estudar locais e possibilidades. Um ponto importante para mim nessa procura, e até o que mais me motiva mudar, é que tenho um filho que está dentro do espectro do autismo em um grau leve (é Asperger). Muito inteligente, mas com algumas dificuldades de socialização. Você saberia dizer como a Irlanda lida com essa questão? Obrigada!

    • Ola Marcela,
      Entâo ainda nâo temos vivencia com criança com Autismo em nosso grupo, porem em uma busca rápida aqui achei esse site que vi que tem informaçôes bem importantes para crianças com Autismo. Espero que ajude, obrigada por sua mensagem.
      https://autismireland.ie/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *