Dicas da Ilha Esmeralda dadas por um grupo de mulheres queridas

O que as placas de carro significam?

O que as placas de carro significam?

Quando chegamos em Dublin e observamos as placas dos carros, logo notamos que tinha uma lógica naquela sequência de número, letra e número. Sabíamos que ela seguia o padrão de placas da União Européia, afinal o país faz parte do bloco, mas que lógica é essa afinal? Mistério desvendado! 🙂

 

A primeira parte da placa consiste em uma padronização do bloco, que é a faixa azul vertical com as estrelas da UE e a sigla do país. Para os carros da Irlanda, a sigla é IRL, como você pode ver na foto ao lado.

Os dois primeiro números se referem ao ano do carro, em seguida vem a sigla do condado e por último uma sequência de números, que é de acordo com a ordem de emplacamento daquele ano e o padrão do país. Ah! O que está escrito na parte de cima da placa é o nome do condado em gaélico (o mesmo da sigla), ou seja, neste caso D para Dublin, que em gaélico é Baile Átha Cliath. 

 

 

Além das informações acima, ainda existem outras duas curiosidades:

  • No ano de 2013, adicionaram o semestre em que o carro entrou em circulação, ficando três números – os dois primeiros do ano, mais o número um ou dois dependendo do semestre. Já li que isso foi por superstição para não ficar o número 13 apenas, mas será mesmo? Sendo isso ou não, o fato é que agora todos os carros desde 2013 têm suas placas informando o tal semestre.
  • A outra curiosidade é que aqui você pode reservar no ano anterior que você irá emplacar o carro o número que deseja, pagando uma pequena taxa (só que não) de €1000. A única exceção é o número 1 que é reservado para o Lord Mayor das cidades de Cork, Dublin, Limerick e Waterford.

 

 

Como uma placa de carro pode ter tanta informação assim, né? Pois é amiguinho(a), isto aqui é Irlanda. 🙂

Agora que já sabe o que as placas querem dizer, é só sair por aí fazendo as contas de quantos anos tem o carro e observar como eles são conservados. 

Até a próxima!



2 thoughts on “O que as placas de carro significam?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *