Dicas da Ilha Esmeralda dadas por um grupo de mulheres queridas

10 curiosidades sobre o dia a dia do motorista na Irlanda

10 curiosidades sobre o dia a dia do motorista na Irlanda

Faz um tempinho que não falamos sobre a vida com carro aqui no site, né? Listamos abaixo algumas curiosidades do dia a dia de motoristas na Irlanda:

1. As placas dos carros aqui podem te indicar alguns dados curiosos, como ano, semestre e ordem de emplacamento. Para entender melhor essa lógica, veja este post mais explicadinho.

2. Os postos de gasolina não têm frentista. Você mesmo abastece o seu carro e depois vai até a loja de conveniência para indicar o número da bomba e realizar o pagamento.

3. Alguns postos têm self-service para limpeza do carro, incluindo aspirador de pó (€1 a cada 5 minutos de uso).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


4.
A gasolina aqui se chama Petrol.

5. A oficina aqui se chama Garage.

6. Não precisamos andar com os documentos do carro na bolsa ou porta-luvas. As informações que os guardas de trânsito precisam ficam expostas no vidro dianteiro (Validade do NCT, do SEGURO e do IMPOSTO), conforme na foto abaixo.

 

 

 

 

 

 

7. A grande maioria das pessoas compram carros usados e muitos deles têm mais de 10 anos de uso e estão bem conservados.

8. Existe um serviço de mecânico/guincho 24horas (The AA) que pode ser contratado por menos de €15/mensais. O atendimento é rápido e pode ser acionado via aplicativo de celular;

9. O freio de mão não é acionado somente quando estacionamos o carro. Pelas regras de direção, devemos usá-lo também sempre que pararmos o veículo por mais de 10 segundos –  no semáforo, por exemplo. Sim, é mandatório (!!!) e quem não fizer isso no exame para habilitação, perde pontos e pode até ser reprovado.

10. A fiscalização para estacionamento irregular na cidade é bem forte, portanto, tome cuidado! É bem comum ver carros estacionados com travas amarelas (clamped) em seus pneus e papéis chamativos colados nos vidros. Para liberar os carros, os donos precisam ligar para o telefone indicado no papel, pagar a multa recebida e esperar alguém chegar no carro para liberar as travas. Veja mais detalhes sobre como proceder nestes casos clicando neste link. Melhor evitar essa dor de cabeça e estacionar direitinho, né?

Sabe de mais alguma? Compartilhe com a gente!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *