Dicas da Ilha Esmeralda dadas por um grupo de mulheres queridas

Como aplicar para uma permissão de trabalho tendo o Stamp 3

Como aplicar para uma permissão de trabalho tendo o Stamp 3

Olá! Você tem o famoso stamp 3 e está querendo trabalhar na Irlanda? Calma que dá! Muita gente deve ter falado que é impossível trocar de visto, mas não é. Vamos tentar te ajudar com este post, mas é importante ressaltar que vamos falar apenas dos casos em que a pessoa tem o stamp 3 ligado a um stamp 1 do tipo Critical Skill. Se você tem o stamp 3 ligado ao stamp 1 de General Skills, espera um pouquinho que já já vai ter post aqui no blog.

O que é o stamp 3?

É um visto de permissão de moradia legal na Irlanda que está sempre vinculado ao stamp 1 (Critical Skills/General) de um cidadão não europeu. Em outras palavras, este é o visto que os cônjuges recebem quando seus maridos ou esposas têm uma oferta de emprego + visto de trabalho na Irlanda e ambos não possuem cidadania europeia.

 

É possível trabalhar tendo este visto? 

Infelizmente, NÃO. 🙁

Se você realmente quiser trabalhar na Irlanda, você precisará aplicar para alterar o seu visto de stamp 3 para stamp 1, mas para isso você vai ter que conseguir uma oferta de emprego antes. Mais detalhes abaixo.

 

O que é preciso para aplicar para o visto de trabalho?

  1. O principal “holder” – ou seja, seu(sua) cônjuge – tem que ter um visto de trabalho válido, o stamp 1
  2. Você precisa de uma oferta de trabalho que obedeça às seguintes regras:
  • Salário igual ou maior que o salário mínimo irlandês (atual 9.25 por hora);
  • Ter experiência e/ou qualificação para exercer a função;
  • Trabalhar 10 horas semanais ou mais. 

 

Qual o custo da aplicação?

Se o seu visto for vinculado a um stamp 1 de Critical Skills, não haverá nenhum custo para você ou para a empresa que te contratar.

 

Onde eu devo aplicar?

Você deve aplicar através do formulário online deste linkhttps://dbei.gov.ie/en/What-We-Do/Workplace-and-Skills/Employment-Permits/

Escolha a opção Dependant/Partner/Spouse Employment Permit New.

 

A empresa é Trusted Partner ou Standard?

Essa é a primeira informação que você deve saber antes de começar a preencher o formulário, porque ela vai definir em qual fila de espera sua aplicação ficará.

 

Quais informações são necessárias para preencher este formulário?

Seus dados do Stamp 3:

  • Dados do Passaporte
  • *PPS number
  • **GNIB
  • Endereço na Irlanda
  • Contato (telefone e e-mail)
  • Informações sobre a qualificação (Faculdade, Pós graduação, etc)

*PPS number: (Personal Public Service Number) É um documento único que te ajuda a ter acesso aos benefícios sociais, serviços públicos e todos os seus impostos são vinculados a este número.

**GNIB: É um cartão para controle de registro na Garda e todos os não europeus precisam de um. Contém detalhes como o tipo de visto, validade do visto, foto etc.

Dados da Empresa:

  • Número do Registro da Empresa
  • Número do Registro do Nome da empresa
  • Endereço
  • Contato do Responsável pela aplicação
  • Quantidade atual de Não Europeus
  • Quantidade atual de Europeus

Dados da vaga:

  • Título do Cargo
  • Endereço do local onde irá fisicamente trabalhar
  • Período (importante colocar 24 meses porque diz na regulamentação que é esse o período)
  • Funções do Cargo
  • Qualificações, Experiência e Conhecimentos requeridos para a vaga
  • Qualificações, Experiência e Conhecimentos que você tem (Lembrando que precisa ter coerência com o que foi requerido para a vaga)
  • Método utilizado para o recrutamento
  • Remuneração Anual
  • Remuneração por Semana (Divida o valor anual por 52 ou por 53, se o ano for bissexto)
  • Remuneração por Hora (Divida o valor da semana pela quantidade de horas pagas por semana)
  • Quantidade de horas que irá trabalhar por semana

Dados do holder de Stamp 1 (seu cônjuge):

  • Dados do Passaporte
  • GNIB

 

Quais documentos devo anexar com a aplicação? 

Atenção: Precisam estar com boa qualidade, hein!

Seus documentos:

  • Cópia do Passaporte (Página da Foto e assinatura)
  • Uma foto (com dimensões e resolução específicas detalhadas no formulário)
  • Cópia da Certidão do Casamento (original e traduzida)
  • Assinaturas do Formulário

OBS: Tem alguns documentos na lista como Certificado que não está como obrigatório, porém se é um requisito para a vaga ou faz parte dos seus skills, é melhor colocar.

Documentos do seu cônjuge: 

  • Carta da atual empresa comprovando que ele(a) é funcionário(a) pelo menos nos últimos 3 meses.
  • Cópia do Passaporte (Página da Foto e assinatura)

Documentos da empresa:

Em geral são os citados abaixo, porém dependendo do segmento da empresa, há variações. Consulte o User Guide a partir da página 53 para confirmar (https://epos.djei.ie/EPOSOnlinePortal/UserGuide.pdf)

  • Cópia do P30 dos últimos 3 meses.

 

Finalizou o formulário e anexou os documentos?

Depois de enviada a aplicação com os documentos acima, você e a empresa receberão um email com os detalhes da sua aplicação.

Agora é só acompanhar a fila das aplicações no link https://dbei.gov.ie/en/What-We-Do/Workplace-and-Skills/Employment-Permits/Current-Application-Processing-Dates/ e aguardar o seu work permit chegar em casa.

 

Recebeu a sua carta do work permit?

Parabéns!! Agora você já pode começar a trabalhar.

NÃO se esqueça de agendar um horário na Imigração para trocar seu GNIB de stamp 3 para stamp 1.

É obrigatório (!!!) e vai te custar 300 euros (atualmente).

 

Resumo dos links  importantes:

Regulamentação para a permissão de trabalho:

https://dbei.gov.ie/en/What-We-Do/Workplace-and-Skills/Employment-Permits/Permit-Types/Dependant-Partner-Spouse-Employment-Permit/https://dbei.gov.ie/en/What-We-Do/Workplace-and-Skills/Employment-Permits/Permit-Types/Dependant-Partner-Spouse-Employment-Permit/

Formulário Online para a aplicação:

https://epos.djei.ie/EPOSOnlineportal#/app/findFormAssistant

Guia do usuário (User Guide):

https://epos.djei.ie/EPOSOnlinePortal/UserGuide.pdf

Fila das aplicações:

https://dbei.gov.ie/en/What-We-Do/Workplace-and-Skills/Employment-Permits/Current-Application-Processing-Dates/

Agendar a troca do GNIB:

https://burghquayregistrationoffice.inis.gov.ie

 

Experiência de quem passou por esse processo:

 

“Toda a minha experiência no Brasil foi com Folha de Pagamento e depois de 2 anos de tentativas de entrar na área sem sucesso decidi mudar de carreira. E foi quando eu consegui um estágio não remunerado, fiquei no estágio por 6 meses e aí recebi a tão esperada oferta emprego. Sobre o processo, eu achei simples e chato, porque exige muita atenção aos detalhes, interpretar cada campo do formulário e muita paciência, porque precisa revisar sim mil vezes, para não passar nenhum erro.”  

(Michele Oliveira)

“Já tinha uma carreira consolidada como analista de sistemas no Brasil quando tive que deixar tudo e me mudar para Dublin. Chegando aqui, passei 6 meses estudando inglês até me sentir mais confiante e partir para as entrevistas para poder continuar minha carreira. Sobre o processo, levei 4 dias para preencher o formulário bem atentamente e juntar todas as documentações exigidas, mas pelo menos o site é bom e não “expira a sessão”, então eu podia continuar no dia seguinte de onde tinha parado.”

(Ariadne Camila)

“Trabalhava em um café e quando peguei meu Stamp 3, resolvemos aplicar para o Stamp 1. Não me atentei aos detalhes e tive meu visto recusado por falta de documentação. Dica de quem já sofreu com a espera e a recusa: leia o guia com calma, atenção e envie toda documentação exigida. Se tiver dúvidas, entre em contato com o DBEI por email.”

(Pii Escanfella)

É isso, pessoal.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, é só colocar aí nos comentários, OK?



25 thoughts on “Como aplicar para uma permissão de trabalho tendo o Stamp 3”

  • Ola Meninas,

    Excelente o blog de voces, realmente estava faltando algo assim para nos (maridos/esposas de expatriados) entedermos como fica a nossa situacao aqui na ilha e como aproveitar ao maximo o nosso visto.

    Tenho uma duvida, alguem tem um modelo de oferta de trabalho? Alem de especificar job title, funcao, carga horaria e salario o que mais precisa ser informado?

    Muito obrigado.

    Abs.,
    Anselmo

  • Olá eu vim para Irlanda em 2016 meu marido conseguiu ou
    Um work permit e com isso eu minhas filhas viemos em seguida tenho stamp 03 a um ano até ler este post o que se ouvia dizer aqui na cidade onde moro que eu não poderia trabalhar até meu marido dar entrada no passaporte que sevai ser daqui a 3 anos se tudo correr bem, então não tendo muito saída consegui uma casa pra limpar informalmente, mas fiquei sabendo que ouve uma denúncia anônima na Garda que provavelmente foi feita por brasileiros que vivem aqui de uma outra colega que está na mesma situação que eu, vou renovar minha stamp no fim mês e estou preocupada se isso possa prejudicar, mas li em outro site que quem tem stamp 3 não pode ultrapassar uma carga horária de 15 horas semanais gostaria de saber se isso é verídico ou se não posso trabalhar de forma nenhuma? Sabendo agora das minhas possibilidades vou atrás de qualificação e de um job mas não gostaria de ter que parar de limpar essa casa pois me ajuda muito nas minhas dispeszas pessoais com sua experiência o que vc acha?

    • Ola Eliana,
      Stamp 3 ou qualquer outro stamp nao pode trabalhar informalmente, pq como o proprio nome diz é informal. Nós que temos ou tinhamos stamp 3 nâo podemos estar vinculadas a nenhum trabalho a menos que seja feita a aplicacao e aprovada pelo departamento de jobs da Irlanda.
      Conte depois se voce conseguiu renovar o seu visto, pode ser que ajude outros na mesma situacao.
      OBRIGADA PELA MENSAGEM

  • Oi Michele, muito obrigada por dividir conosco sua experiência! Depois de qse um ano e meio aqui em Dublin, finalmente vou aplicar para o meu work permit!! =D Tenho um duvida, porque devemos colocar a duração do contrato como 24 meses? A empresa preencheu como 12 meses, isso seria um problema? Obrigada!

  • Boa tarde!
    Adorei a matéria. Eu vim para Dublin com meu marido e estou nessa situação. Como estou aqui há pouco tempo ainda não vou procurar trabalho, mas sim estudar para aperfeiçoar o inglês.
    Estou no processo de tirar minha cidadania italiana e pegar o passaporte europeu. Esse passaporte ajuda nesse processo de mudança de Stamp?
    Eu acredito que sim, mas você teria mais informações para me passar sobre isso?
    Desde já, muito obrigada!

    • Ola Larissa , Seja bem vinda a nossa ilha esmeralda =D
      Então quando voce pegar a cidadania Italiana não vai precisar ter stamp para trabalhar. Somente o passaporte mesmo, o que é muito melhor pra ser honesta pq vc sera cidada europeia e na Irlanda vc tem livre acesso.
      Espero ter ajudado.
      Boa sorte, vai dar td certo.

  • Olá Michele

    Muito obrigado e linda sua iniciativa de ajudar ao próximo, esse post é muito válido.

    Estou meio que em pânico, consegui o stamp 3, meu marido é head chef num restaurante, acho que o caso dele é general skills, vi um post em outro grupo que me deixou em pânico dizendo que no general skills ñ posso aplicar pro visto spouse employment permite

    Por favor no seu post diz critical/general skills. Trabalho em um café como gerente e meu chefe vai me dar o stamp 1 se u puder aplicar pelo meu marido.

    Por favor pode esclarecer essa dúvida ?
    Muito obrigado

  • Voc:e sabe somo funciona se a pessoa ja tem outro visto? Meu marido tem o stamp2 e pode trabalhar e eu estou aplicando pro critical skills. Ele pode ja aplicar direto para o stamp 1?

    • Ola Danielle,
      Se ele nao é (stamp 3) ele não pode aplicar para Dependant/Partner/Spouse Employment Permit porque é um direito de quem tem o Stamp 3 .
      No caso com o stamp 2 ele pode aplicar para General Employment Permit ou Critical Skills Employment Permit.

  • Olá Michele

    Primeiramente muito obrigado, Deus é perfeito seu post chegou na hora certa, moro aqui há 6 anos meu marido também brasileiro tem o stamp 3. Mês que vem vou aplicar pro stamp 3 oque tem tirado minhas noites de sono.

    Vi num comentário ai em cima de uma menina que trabalha em um café e conseguiu o contrato trabalho. Vc sabe me dizer se é qq trabalho que dá o visto ? Posso aplicar pelo café que eu trabalho ?
    Sou formada em business, mais já vi que ñ dá trabalho nessa área, com o stamp 3 seria mais fácil conseguir nessa área.
    Muito obrigado pela ajuda

    Agradecimento
    Merilane Negreiros

    • Ola Merilane obrigado por sua colaboração.

      Entao no link https:https://dbei.gov.ie/en/What-We-Do/Workplace-and-Skills/Employment-Permits/Permit-Types/Dependant-Partner-Spouse-Employment-Permit/ sobre o processo de permissão de trabalho do Stamp 3 diz que sim todas as ocupacoes (exceto algumas que infelizmente não achei a lista pra te mandar. Porém vale a pena ligar se não tiver certeza no Dbei.)

      Frase tirada do site: “They can apply for a permit in respect of all occupations, including certain carers in the home, and excluding all other occupations in a domestic setting”.

      E você pode sim conversar com o estabelecimento que trabalha para fazer a aplicação, o detalhe é que você precisa pegar o stamp 3 primeiro e depois aplicar pro Stamp 1 e no período de stamp 3 não pode trabalhar.
      Detalhe para alguns segmentos mais documentos sao necessarios, revise o User Guide.

      • Ooii Merilane,

        É isso mesmo, se você tem o Stamp 3 poderá aplicar para qualquer vaga desde que haja a oferta. Mas tem que estar muito atenta aos documentos solicitados quando se trata de restaurante/café/take-away, são praticamente os documentos solicitados para o TRUSTED PARTNER. Se estiver com mais dúvidas, pode entrar em contato comigo 😉

  • Parabéns pelo projeto. Tenho sido muito beneficiada pelas informações aqui compartilhadas.Esse post em especial me ajudou muito no entanto não entendi qual a diferença entre o TRUSTED PARTNER e STANDARD? A cópia do P30 é necessário em todos os dois casos?
    Abraço e Parabéns!

    • Ola Larissa obrigado pelo sua contribuição.

      Sobre o Trusted Partner é um cadastro que as empresas podem fazer (se quiserem) para serem de certa forma parceiras do Dbei. E essa parceria não paga, podem é necessário enviar muitos documentos sobre a empresa para se cadastrar financeiros, sociais e etc.

      Ao meu ponto de vista a maioria que tem sao as grandes empresas, pelo alto fluxo de contratações. Porque por exemplo se a empresa fizer 10 aplicações em 1 mês, não precisa enviar 10 P30s somente 1 será necessário e para acompanhamento dos processos e envio de documentações faltantes deve ter alguma facilidade também.

      O Standard é para as empresas que não tem esse cadastro (o restante meros mortais…rsrs).

      Sobre o P30 por exemplo a aplicação do stamp 3 fala que precisa ser enviada no User Guide, porém na lista de itens obrigatórios no sistema online não está. Por isso precisa ficar muito atento a tudo. Eu particularmente, acho melhor sobrar informação do que faltar.

  • Oi Michele!

    Obrigada pelas informações! No relato de sua experiência fala que você decidiu mudar de carreira e daí conseguiu um estágio. Em qual área você está atuando agora?

    Beijo

    • Ola Kenelly estou trabalhando com Quality Assurance (Faz parte de TI). Consegui atraves de uma amiga que me indicou pq ela sabia q estava fazendo um curso de Payroll e o estagio era pra testar um software de folha de pagamento com visao de usuario e abracei a chance, comecei a fazer cursos na area e depois de 7 meses recebi minha proposta de trabalho. Detalhe o estagio nao era remunerado.
      Minha dica é se quer trabalhar e achar alguma coisa que gosta e que te de mais oportunidade abrace e tente.

      • Ola Michele! Estou atras de um curso que possa me ajudar em uma oportunidade de Estágio/emprego. Onde você fez este curso de Payroll? Muito obrigada pela ajuda!! Beijos

        • Ola Natalia,
          Acredito que todos os cursos te dao oportunidades de estagios, voce precisa escolher o que voce gosta de fazer. E buscar saber como esta as areas que mais se identifica.
          Vou te contar o que eu fiz…rsrs
          Procurei pessoas no Linkedin que trabalhavam aqui na Irlanda em Payroll e vi todas as expecificacoes que essas pessoas tinhas e dentro todos algumas tinha esse de Payroll em comum. Foi como decidi o meu =D

          Fiz no IPASS o nome do curso e Certificate in Payroll Techniques.

  • E depois q a pessoa conseguir alterar do stamp 3 pro 1 .. esse stamp 1 dela continua vinculado ao visto de trabalho do conjugue ou perde esse vínculo? por exemplo, se o parceiro sair do trabalho, perde-se o stamp 1? e qual o prazo de validade da permissão de trabalho dessa pessoa q veio do stamp 3?

    • Ola Alexandre obrigado pela sua contribuição.

      Então falarei aqui baseada nas pesquisas que fiz durante o meu processo, para ter uma resposta exata te aconselho a entrar em contato com o Dbei e passar detalhes do seu caso.

      A duração máxima é de 2 anos, e sim continuará vinculado ao cônjuge infelizmente.

      Nesse link abaixo fala sobre a duração do visto mais detalhadamente. E pelo que entendi, se por exemplo o critical skills tem a permissão de trabalho por mais 1 ano será esse o período restante que o aplicante irá receber também.
      https://dbei.gov.ie/en/What-We-Do/Workplace-and-Skills/Employment-Permits/Permit-Types/Dependant-Partner-Spouse-Employment-Permit/

      E no caso do Critical Skills perder o emprego pelo que pesquisei, Por lei se um critical skills perder o emprego por redundancy (tem algumas regras , mas basicamente é qdo nao foi por opção *demitido*) ele tem 6 meses para permanecer legalmente na Irlanda, achar outro emprego e aplicar pro visto novamente. Nao tem nada “que eu tenha visto” que diga q o dependente perde instantaneamente. Porém se o prazo passar acredito que sim.

      Link sobre a Redundancy: https://dbei.gov.ie/en/What-We-Do/Workplace-and-Skills/Employment-Permits/Redundancy/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *