Dicas da Ilha Esmeralda dadas por um grupo de mulheres queridas

Stamp 3 – Mudança, renovação e primeira vez. O que é preciso?

Stamp 3 – Mudança, renovação e primeira vez. O que é preciso?

O processo de pegar o stamp 3 é simples: agendar uma visita na imigração e levar os documentos requeridos, certo? Sim e não, pois é aí que surgem as dúvidas. Quais documentos levar?  Traduzir ou não traduzir? 

 

Antes de começar a falar sobre os documentos necessários para a obtenção ou renovação do Stamp 3, vale explicar de forma resumida o que ele é. Segundo o site do próprio governo irlandês, o Stamp 3 é o visto que te permite ficar no país por um período específico, mas com algumas condições que devem ser obedecidas. OK, mas que condições são essas?

Bem, a primeira de todas e a que você irá escutar sempre enquanto for Stamp 3 é: não pode trabalhar para uma empresa ou se envolver com qualquer negócio ou comércio próprio (não é permitido nem fazer colar de miçangas para vender!). O Stamp 3 normalmente é emitido para pessoas que querem fazer trabalho voluntário, para ministros de religião e para cônjuge/dependentes/membros da família de cidadãos não europeus que estão aqui com uma permissão de trabalho (Stamp 1).

Baseado na experiência do nosso grupo, que em sua maioria é de cônjuge/dependente de cidadãos não europeus com Stamp 1, vamos tentar te ajudar dizendo quais documentos costumam ser pedidos no processo deste visto.  Só um detalhe: não existe um site oficial com a lista de documentos obrigatórios.

 

Quais documentos são necessários? Depende do seu visto atual.

Continue lendo para saber mais. 🙂

 

Documentos básicos requeridos:

  • Comprovante do agendamento da visita 
  • Passaporte válido
  • GNIB card (se já tiver)
  • Comprovante de residência da Irlanda
  • Apesar de não ser documento, leve 300€ (preferencialmente no cartão de débito) para pagamento do GNIB card novo.

Primeira vez aplicando para o Stamp 3

  • Documentos básicos acima – exceto o GNIB, afinal você estará aplicando pela primeira vez para recebê-lo.
  • Certidão de casamento (original e traduzida).
  • Apólice do seguro de saúde com o seu nome (em algumas situações eles pedem, mas em outras não. Na dúvida é melhor levar). Não adianta levar a apólice apenas no nome do seu cônjuge, OK?

Renovação do Stamp 3

Provavelmente o seu GNIB vencerá na mesma data que o GNIB do seu cônjuge (que tem o Stamp 1),  então você precisará levar os documentos acima em azul e mais:

  • Certidão de casamento (original e a traduzida)
  • Apólice do seguro de saúde com o seu nome (em algumas situações eles pedem, mas em outras não. Na dúvida é melhor levar.)
  • Work permit ou carta de referência da empresa que está patrocinando o Stamp 1

Mudança do Stamp 2 (estudante) para o Stamp 3

Documentos que devem ser adicionados à lista azul:

  • P45 Form (se a pessoa trabalhou enquanto era estudante)
  • Apólice do seguro de saúde com o seu nome (em algumas situações eles pedem, mas em outras não. Na dúvida é melhor levar.)
  • Certidão de casamento (original e a traduzida)
  • Work Permit do Stamp 1
  • Uma carta de “referência” da empresa que está patrocinando o Stamp 1 (caso o work permit tenha mais de 3 meses)

Mudança do visto de turista para o Stamp 3

Documento que deve ser adicionado à lista azul:

  • Certidão de casamento (original e a traduzida)

Obs. O seu cônjuge que possui o Stamp 1 precisa ir junto com você à imigração sempre que o assunto for o Stamp 3.

 

Nota: Com o Stamp 3, realmente não é permitido trabalhar, porém se você tiver uma proposta de trabalho de alguma empresa que te possibilite trocar do Stamp 3 para o Stamp 1 (em qualquer uma das suas variações), esta poderá ser aplicada e o início do trabalho só poderá acontecer depois da mudança do Stamp 3 para o Stamp 1. Enquanto você estiver com o Stamp 3, você não poderá trabalhar e esse será o seu mantra para qualquer oficial de imigração, OK? Não se esqueça! 😉

 

Assim que tiver todos os documentos listados acima, o próximo passo é agendar um dia e horário no escritório de imigração para aplicar para o Stamp 3. Clique aqui para fazer isso e boa sorte!

 



7 thoughts on “Stamp 3 – Mudança, renovação e primeira vez. O que é preciso?”

  • Olá, muito obrigada por sua explicação!
    Meu marido está no processo de tirar o Stamp1 – Critical Skills e eu pretendo tirar o Stamp 3 pra ir com ele.

    Minha dúvida é só a seguinte: eu consigo tirar o stamp 3 no Brasil ou só na Irlanda mesmo? E na imigração, o que eu falo: que vou aplicar o stamp 3? Ou que vou como turista? Morro de medo de perguntas de imigração principalmente pq meu marido vai na frente e eu só vou 1 mês depois levando nosso gato.
    Poderia orientar? Muito obrigada!

    • Ola Gabriela, Td bem?
      Entao todo o processo deve ser feito aqui.
      Nao fique com medo, So trazer os documentos que comprovam seu casamento e o trabalho do marido para mostrar na imigracao do aeroporto.
      Eles vao te dar 3 meses de visto de turista inicialmente e ai vc faz o processo no escritorio da imigracao para pegar o Stamp 3.
      Obs: Se nao esta confiante no Ingles, pede pro marido fazer uma carta em Ingles explicando a situacao e colocando o telefone dele, caso queiram entrar em contato.

      Espero ter ajudado.

      • Obrigada pelo post ajudou muito na parte de documentação! Tenho pesquisado muito sobre o visto Stamp 3 e como o processo para ter esse visto, meu esposo estará indo para a irlanda com o stamp 1, minha dúvida é, preciso tirar um visto de turista ainda estando no Brasil? E depois que estiver no país (irlanda) faço o processo para obter o Stamp 3? É assim que funciona o processo? Pois pelo que tenho pesquisado, a maioria das pessoas falam que o visto é concedido em solo irlandês, na imigração do aeroporto, mas eu e meu esposo estamos bem desconfiados, não precisamos ir no consulado aqui no Brasil para ter um carimbo no passaporte e poder entrar no país? Se ele tem work permit, poderá ir para a irlanda e lá vão dar um visto de turista para ele mesmo fazer o processo de mudança já estando dentro do país? E no meu caso que vou com visto de acompanhante, também não preciso fazer nenhum processo no brasil? apenas acompanhá-lo e apresentar a certidão de casamento na imigração do aeroporto de dublin, que me darão vsito de turista para eu depois fazer o processo de mudança para o stamp 3? É assim mesmo que funciona? Meu esposo está bem relutante quanto a essas informações, estamos com medo de comprarmos a minha passagem e ao chegar no país, não poder entrar.

  • Boa tarde!!!

    Em breve pego meu Stamp 1(graças a Deus) eu e minha esposa somos casados a 10 anos no entanto nunca oficializamos, como comprovo nossa união pra ela ter direito ao Stamp 3?? Caso aqui na Irlanda, isso eh possível???? Caso na embaixada brasileira??? Como vamos mudar de cidade pra esse emprego meu, ela pode abandonar as aulas e ir comigo sem ter problemas futuros com a imigração???? Serei muito grato pela resposta!!!!

    Abraco

    William

    • Ola William,
      Entao para comprovaçâo da uniao vcs precisam estar casados. Infelizmente na Irlanda eles nao estao mais aceitando declaracao de uniao estavel (somente para uniao do mesmo sexo) essa é a ultima informaçâo que tenho. Conheco pessoas que casaram no Brasil e tmb na Dinamarca, para regularizar a situacao, ou ate mesmo na Irlanda.
      Agora referente a nao ter problema no futuro na imigraçâo por abandonar as aulas nâo posso garantir, pq o atendente da guarda que vai avaliar o caso no momento da troca do visto dela.
      Obrigada por sua mensagem.

  • Parabéns Michele pelo ótimo trabalho e por compartilhar as informações!!!
    Adorei ler o texto achei bem completo, seria importante ressaltar que varia conforme a cidade onde será feita a aplicação e o oficial.
    Porque a impressão que tenho é que cada oficial tem o poder supremo de atuar como quiser, ou seja, agem com total independencia (uns rigorosos e com muitas perguntas e outros práticos) é onde a gente acaba se perdendo nas regras.

    • Obrigada Simone, todas nós escrevemos o mais resumido e claro possivel para tentar ajudar a todos =D
      Referente a atuaçâo dos atendentes nâo podemos descrever, pq como disse depende de cada um. Em Dublin nâo temos grandes problemas nâo para ser sincera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *