Dicas da Ilha Esmeralda dadas por um grupo de mulheres queridas

Aplicando para o Green Card: Stamp 1 para Stamp 4

Aplicando para o Green Card: Stamp 1 para Stamp 4

Completando 2 anos na Irlanda, o profissional com Stamp 1 – Critical Skills Employment Permit já pode solicitar a renovação do seu visto, agora como Green Card Employment Permit (Stamp 4).

 1 – Como funciona:

O processo é mais simples do que o Stamp 1, mas também acontece em duas etapas.  A primeira é a solicitação de uma carta “Support Letter for Green Card” ao DBEI, e a segunda etapa é o agendamento do GNIB card.

O DBEI (Department of Business, Enterprises and Innovation), antigo DJEI, verifica se sua documentação enviada está correta e confirma sua situação de trabalho junto à sua empresa, salário, etc..

A aprovação do novo visto é responsabilidade da GARDA/ Imigração, que irá verificar no sistema sua situação no país, como entradas, tempo de permanência, além de conferir seus dados.

A Support Letter do DBEI não garante seu novo visto, sendo necessário estar de acordo com as exigências da imigração.

2 – Quem pode aplicar:

Residentes no país que possuam Critical Skills Employment Permit- Stamp 1, que tenham, no mínimo, 21 meses contínuos de visto de trabalho comprovados como Critical Skills;

(Exemplo: No nosso caso foram 21 meses de visto e 19 meses de Irlanda, pois viemos 2 meses após o Work Permit ser aprovado.)

3 – Quando iniciar a solicitação:

Quando completar os 21 meses de visto e menos que 12 semanas (3 meses em média) antes do prazo de vencimento do seu Work Permit.

* Não serão aceitos pedidos feitos com maior antecedência.  O ideal são 10 a 12 semanas, pois a carta (Support Letter for Green Card) costuma demorar de 5 a 6 semanas para chegar.  Fique atento ao vencimento do seu work permit para evitar ter que pedir extensão de visto.

4 – Documentos necessários para a solicitação da Support Letter:

  •  Formulário de solicitação de Green Card –  (Você encontra AQUI).
  •  Carta recente (de até 3 meses) da sua empresa, confirmando que está empregado como Critical Skills.
  •  Confirmação de remuneração paga (que já pode ser incluída na carta da empresa).
  •  Cópias de três Payslips mais recentes (dentro dos últimos 4 meses).
  •  Cópias dos P60 abrangendo os 21 meses trabalhados.

Os documentos devem ser encaminhados para o DBEI, Department of Business, Enterprises and Innovation , no endereço que consta no próprio formulário.

Muitas empresas auxiliam o funcionário nesse processo.  Verifique com o RH da sua.

Assim que receberem sua aplicação, será enviado um e-mail confirmando o recebimento,  constando seus dados e o link para acompanhamento do andamento do seu processo. Geralmente o link enviado é este .

5 – Agendamento GNIB e visto

A partir do recebimento desse e-mail, você já pode se programar e agendar seu horário na Imigração, para fazer seu GNIB Stamp 4. Não é aconselhável esperar a carta chegar, pois você pode não conseguir agendamento antes do seu visto vencer.  Agende escolhendo uma data 6 semanas a frente da data do e-mail recebido. Isso dará tempo para a sua carta chegar.

Você deve agendar no site da Imigração , selecionando: Make Appointment > Category: Work > Sub Category: Work Permit > dados solicitados

6 – Renovando seu GNIB Card Stamp 4

No dia agendado, você não precisa chegar com mais de 10 minutos de antecedência.  Passe na recepção, diga seu nome e horário agendado e pegue sua senha de atendimento.  Se tiver agendado para seu dependente (Family Application), você deve solicitar uma senha para cada um.  O atendimento também deverá ser separado.

Documentação solicitada para o GNIB Stamp 4:

  • Passaporte atual e válido. Se seu visto de entrada na Irlanda constar no passaporte vencido, leve-o também;
  • GNIB card atual;
  • Documento de Work Permit Critical Skills atual;
  • Supporet Letter do DBEI, que você recebeu aprovando sua aplicação para o Green card.

Dependentes/Spouse:

Se você tem dependente/spouse, deve agendar como Family Application.  Não são solicitados documentos durante o atendimento, pois já é a sua segunda renovação e os dados já constam no sistema. Porém, como atendimento acontece em cabines separadas e o atendimento varia bastante, tenha sempre a documentação completa com você. Quem está há dois anos na Irlanda já sabe que imigração é sempre uma surpresa. O melhor é sempre estar bem preparado.

Para o Stamp 3, agora dependente do Stamp 4 Green Card, poderá ser solicitado:

  •  Certidão de casamento (original e traduzida);
  •  Comprovante de plano de saúde do dependente;
  •  Passaporte(s) atual e válido + o vencido com o visto anterior, se for o caso;
  •  Cartão GNIB Stamp 3 atual, que ficará retido.

* Lembrando que o dependente/spouse continuará como Stamp 3, porém agora ambos os GNIBs, Stamp 4 e Stamp 3, terão validade de dois anos, não havendo a necessidade de renovar nos próximos 12 meses.

Custo do GNIB card €300 cada.

Tempo de atendimento: 40 minutos na fila para atendimento que dura por volta de 5 minutos e mais 20 a 40 minutos esperando o cartão ficar pronto. Às vezes veem em lotes separados. Programe-se para umas 2h de atendimento.

   Atenção: Esse processo de aplicação para Stamp 4 descrito acima é o padrão: Não-europeu, trabalhando há 21 meses pela mesma empresa, com Stamp 1 Critical Skills e dependente Stamp 3 somente renovando.

Se seu caso tiver troca de empresa dentro de 21 meses, casamento e inclusão de dependente, etc., pode ser necessário a apresentação de mais documentos e o processo ser um pouco diferente.

As informações desse post são referentes a Setembro de 2017.

Acompanhe as informações oficiais na página do DBEI.

Boa sorte!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *