Dicas da Ilha Esmeralda dadas por um grupo de mulheres queridas

Você sabia que o Halloween é de origem Irlandesa?

Você sabia que o Halloween é de origem Irlandesa?

O Halloween é celebrado no dia 31 de outubro com fantasias macabras com o intuito de “assustar” as pessoas. É costume as crianças irem fantasiadas na casa dos vizinhos pedirem por “Doces ou Travessuras” e as pessoas darem algum doce para elas. Se não derem, as crianças têm uma desculpa para fazer alguma travessura e essa parte costuma ser bem divertida.

Mas por que das roupas e brincadeiras?

Várias são as versões sobre a origem do Halloween, mas uma delas veio da celebração celta chamada Samhain (termo que significa “fim do verão”) para comemorar o início do ano novo. Segundo a tradição celta, nessa data a barreira entre o mundo dos vivos e dos mortos era desfeita e os espíritos voltavam para o mundo dos vivos. Os vivos então se vestiam com roupas macabras para serem confundidos com os mortos e assim ficarem protegidos. Eles também esculpiam rostos em vegetais (o mais comum na Irlanda era uma espécie de nabo) e colocavam fogo dentro para assustarem os espíritos e não permitirem que entrassem em suas casas.

Jack O’Lantern feito de nabo (foto extraída do Google)

Com o passar do tempo, as roupas mórbidas viraram fantasias e os vegetais viraram doces. Quando a tradição chegou nos EUA por conta dos vários irlandeses que migraram para lá, principalmente no período da Grande Fome (1840, mas haverá um post só para ela!), o vegetal adaptado foi a abóbora! Dizem que era mais abundante encontrar abóboras do que nabos por lá e assim ficou.

Tradicional Jack-o’-Lantern irlandês, no Museum of Country Life, Ireland (foto extraída do Google)

 

Mas e o Jack O’Latern?

Existe uma lenda de um ferreiro irlandês chamado Jack que fez uma aposta com o diabo para que ele nunca levasse sua alma para o inferno. No dia em que Jack morreu, por conta de seus hábitos alcoólicos e libidinosos, ele também não foi aceito no céu. Jack não tinha mais lugar para ir! Então ele perguntou ao diabo como poderia enxergar na escuridão e o diabo jogou a ele um pedaço de brasa com o fogo de Hades, que nunca apaga. Jack pegou o fogo e colocou dentro de uma espécie de nabo para fazer uma lanterna que iluminasse seu caminho e no dia 31 de outubro, dia em que as barreiras entre o mundo dos espíritos e dos vivos caem, Jack O’Lantern é visto com sua lanterna de vegetal improvisada.

Jack O’Lantern de abóbora (Foto extraída do Google)

Mas como a celebração do Samhain celta virou Halloween?

A Irlanda, assim como outros países de influência celta, durante a dominação da Igreja católica, adaptou a festa pagã de Samhain (“fim do verão”) à celebração católica do Dia de Todos os Santos, que é comemorado no dia 1º de novembro (em inglês: All Saints Day ou no inglês antigo All Hallow’s Day). Em muitos países católicos do ocidente a celebração começa na véspera (31 de outubro), e a palavra em inglês para véspera é “eve”: Hallow eve, e passando depois para Halloween. O dia 2 de novembro (Dia de Finados ou Day of the Dead) fecha a tripla celebração cristã.

Desde então, esse costume irish se espalhou por vários outros países e hoje é tido como um grande dia de diversão para adultos e crianças!

 

Até a próxima!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *